top of page

COMO CUIDAR DA SAÚDE MENTAL EM MEIO A UMA PANDEMIA?

  • Foto do escritor: Fran
    Fran
  • 23 de mar. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 2 de abr. de 2020

Pessoas que não possuem nenhum tipo de problema clínico com a ansiedade, certamente já tem passado por momentos de muito estresse. Agora, as pessoas que normalmente sofrem com o transtorno ansioso, com TOC (transtorno obsessivo compulsivo), síndrome do pânico, entre outros, tem vivido uma sobrecarga emocional intensa.


COMO LIDAR COM ESSE MOMENTO DE PROFUNDA APREENSÃO SOCIAL?


Alguns pontos são necessários destacar, como por exemplo, parar de procurar por notícias relacionadas a pandemia a todo momento. Sei que informação é importante e sei também que é difícil fugir do bombardeio de noticias nas redes sociais. Por isso, sugiro que se a ansiedade está te fazendo mal a ponto de desencadear crises e o medo esta tomando conta do seu dia, diminua o uso das redes; se você está em quarentena, busque outras atividades para fazer em casa, e desligue-se um pouco do mundo virtual.


Outro ponto importante a destacar, é a procura por atendimento médico. Geralmente, uma pessoa muito ansiosa, ao menor sinal de sintoma relacionado ao novo vírus, pode querer ir imediatamente a algum ponto de atendimento de saúde. Não estou dizendo para que não procure ajuda em hipótese alguma, mas sim, mantenha a calma e reflita se seus sintomas tem mesmo a ver com o vírus que está circulando e se houve algum tipo de aproximação com pessoas possivelmente infectadas (que chegaram de viagem onde o destino era um país em que o contagio esta mais acelerado, por exemplo). Dessa forma, poderá evitar que um resfriado comum torne-se em algo mais sério, além de não sobrecarregar o sistema de saúde.


Mais um questão é a do tratamento e acompanhamento para os pacientes ansiosos, depressivos, etc. Se você faz acompanhamento com um psiquiatra e faz uso de medicamentação controlada, não deixe de ir as consultas e não fique sem seus remédios. A pausa brusca na medicação de um tratamento de saúde mental, pode ter sérios riscos. Agora, se você também faz acompanhamento com psicólogo, pode tentar conversar com ele sobre a possibilidade de atendimento online, nesse período de quarentena, o que te faria prosseguir com o tratamento, sem precisar sair de casa.


SINTOMAS


Os principais sintomas são:

- Febre acima de 38 Cº;

- Tosse seca;

- Falta de ar;

- Dores no corpo;

Em geral, os sintomas duram de 7 a 10 dias. Em crianças, adolescentes e adultos jovens, os sintomas costumas ser leves.


Cuidado redobrado com idosos acima de 60 anos e pessoas que já possuem alguma doença de base: hipertensão, cardiopatias, diabetes, bronquite cronica etc.


Nesses casos, podem haver descompensações quanto as doenças já existentes:


- Sobrecarga no coração;

- Glicemia acima do normal;

- Sobrecarga nos rins;

- Pressão arterial elevada, no caso dos hipertensos;

Tudo isso, aliado aos principais sintomas do COVID-19, listados acima.


ENTÃO, QUANDO PROCURAR AJUDA?


De acordo com o g1.globo.com, somente quem apresentar febre persistente e dificuldades para respirar, deve procurar atendimento em unidades de saúde.



"É como a gente sempre enfrentou uma gripe na nossa vida. Ninguém saia correndo para o hospital com nariz escorrendo, garganta incomodando e um pouquinho de febre. Não muda nada o fato de ser Covid-19. Quem está com sintoma brando de gripe, deve ficar em casa"



*É importante, afirmar assim que chegar a unidade de saúde, que está com os sintomas do Corona Vírus, para a equipe atenda-o da melhor forma possível.


Para mais informações, acesse o site: https://coronavirus.saude.gov.br/


DICAS DO QUE FAZER NA QUARENTENA


1 - MEDITE;


Se você nunca tentou meditar, pode pesquisar no youtube por ''Meditação Guiada'', irá encontrar vários videos de canais que falam sobre isso, vale muito a pena a experiência e pode te ajudar a manter a calma.


2 - FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS;


Com a internet, tudo se tornou mais fácil, até mesmo fazer exercícios em casa. Existem canais no youtube que podem te dar dicas, aplicativos para baixar e até perfis de profissionais no Instagram fazendo lives nesse período de quarentena, basta pesquisar.


3 - LEIA;


Qualquer tipo de leitura é válida, o importante é que esta é uma atividade que irá te ajudar a relaxar, distrair-se e pode até auxiliá-lo a se reinventar para sair dessa crise com muitas ideias e disposição.



Para isso, ofereço meu link de afiliada da amazon, para que você possa experimentar 30 dias grátis no Kindle Unlimited, tendo uma variedade de livros a sua mão, além de me ajudar, sem te custar nada :)



4 - ESTUDE;


Aproveite esse período para fazer aquele curso que você queria a algum tempo e não conseguia fazer, busque conteúdos gratuitos na internet, enfim, alimente sua mente com novos conhecimentos.


5 - ORGANIZE-SE;


Faça aquela faxina e jogue fora o que só está ocupando espaço em sua casa, separe coisas para vender ou mesmo doar. Faça uma limpa em documentos no computador, pesquise sobre Finanças Pessoais e procure organizar suas despesas, fazer renda extra, se reinventar.


Enfim, faça o que fizer, só não deixe esse momento de desequilíbrio te vencer, cuide-se, cuide da sua família, e logo tudo voltará a ficar bem. Procure se fortalecer, para ajudar aqueles que irão precisar mais do que nós, quando tudo isso acabar. Espero que estejam bem <3

Comments


bottom of page