top of page

A IMPORTÂNCIA DE UM ACOMPANHAMENTO ESPECIALIZADO PARA QUEM SOFRE COM A ANSIEDADE

  • Foto do escritor: Fran
    Fran
  • 12 de abr. de 2020
  • 3 min de leitura

A partir do momento em que a ansiedade deixa de ser aquela que nos impulsiona e que é saudável a toda pessoa e passa a se tornar prejudicial para o andamento da vida do indivíduo, faz-se necessário um acompanhamento mais específico, voltado a tratar os sintomas e a prevenir as crises, além de fazer com que o ansioso volte a ter uma vida ativa e equilibrada. Mas infelizmente, o que se vê no dia-a-dia é outra realidade. Apesar de estarmos na era da informação, muitas pessoas ainda desconhecem a seriedade das doenças emocionais e a importância do seu tratamento. Há, ainda, muito preconceito quando se fala em buscar ajuda para os males da mente. Quem nunca ouviu que essas coisas são frescura, ou falta do que fazer? Quem nunca foi tratado como dramático ou carente? Ou ainda, quem nunca ouviu que existem pessoas com problemas maiores e que você está sendo ingrato por ´reclamar´desse jeito? A vida de quem vive com ansiedade - ou qualquer outro mal que afeta a mente humana, como a depressão, síndrome do pânico, etc. - gira em torno de uma constante batalha interna, por isso, se você conhece alguém com esse ou qualquer outro transtorno, ao invés de julgá-la, ajude-a a não perder a luta. Como? Influenciando-a a buscar ajuda especializada. Mas afinal, do que se trata essa ´ajuda especializada´? Quem são esses profissionais e como eles podem ajudar com a ansiedade?

Psicólogos No post ''O que é Ansiedade?'' citei alguns dos sintomas da ansiedade, se você se identificou com eles, saiba que a terapia é um dos melhores meios para controlar e entender o transtorno. O terapeuta, poderá te auxiliar na tomada de consciência, fazendo com que você consiga dimensionar e entender a sua ansiedade, ajudando-o a identificar os gatilhos que te levam a ficar ansioso, as raízes emocionais que seu problema possui, além de poder ensinar técnicas para controlar as crises que surgirem quando você estiver fora do consultório, entre outras coisas. Porém, não espere um ´milagre imediato´, a psicoterapia é um processo de autoconhecimento, então, é um tratamento longo, onde não existe receita pronta, já que, cada cabeça é um mundo e o engajamento do paciente conta muito. Minha dica aqui é, experimente e permita-se conhecer os mistérios do seu mundo particular. O psicólogo está ali para te ajudar, e pode ter certeza, esse é um passo para uma melhora inigualável em sua qualidade de vida.


Psiquiatra O tratamento com o psiquiatra pode ser complementar a psicoterapia, sendo que este poderá indicar o uso de medicamentos que auxiliem no controle da ansiedade. É comum que o profissional de psiquiatria peça exames laboratoriais, para melhor entender o caso, mas ele também irá ouvir o paciente, pois essa é a melhor forma de compreender o quadro em que este se encontra, para então decidir pelo uso ou não de remédios. Nutricionista Um grande número de pacientes que apresentam o transtorno de ansiedade, podem acabar desenvolvendo também distúrbios alimentares (compulsão, anorexia nervosa, bulimia), por isso, o acompanhamento de um profissional da nutrição pode ser de grande valia para ajudar com essa questão, podendo diminuir até mesmo o quadro ansioso. Além disso, mesmo sem desenvolver algum distúrbio alimentar, é interessante consultar um nutricionista, pois, a falta de alguns nutrientes em nosso organismo afeta o funcionamento do nosso corpo como um todo, o que inclui nossa mente, podendo fazer com que tenhamos insonia, mal estar e outros sintomas que irão fortalecer o transtorno de ansiedade. O nutricionista irá nos auxiliar com essas questões também. Por isso, é sempre bom procurar por especialistas em diversas áreas, fazendo com que o tratamento tenha os melhores resultados. Outros especialistas que podem ajudar no tratamento da ansiedade, de uma maneira indireta: - Profissional de Educação Física; - Neurologista; - Professor de Meditação; - Clínico Geral; - Endocrinologista; - Entre outros. Onde encontrar esses profissionais? O Sistema Único de Saúde ( SUS) disponibiliza tratamento gratuito para a área da saúde mental, no entanto, como muitas vezes há demora para esse atendimento ser efetuado, outras opções podem ser buscadas, como por exemplo: - Atendimento particular; - Hospitais Estudantis (que fazem atendimento gratuito ou cobrando uma taxa acessível); - Institutos de Psicologia e Psiquiatria; - Profissionais voluntários; - Assistência Social (que pode encaminha-lo para uma consulta em atendimento particular, com ajuda de custo ou conseguindo um preço mais acessível). Enfim, em uma busca rápida na internet você encontra diversas formas de lidar melhor com a ansiedade, cabe a cada um filtrar o que realmente é válido, buscar ajuda de quem entende do assunto e não desistir de se ajudar. Lembre-se: Pedir ajuda não significa ser fraco, mas sim, ser forte o suficiente para dar o primeiro passo em direção a cura.

Comments


bottom of page