Você é uma Compradora Compulsiva?
- Fran
- 27 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

Como vai o seu extrato bancário? Você tem mais coisas do que consegue usar? Sente um prazer acompanhado de alivio imediato depois de sair de uma loja com várias sacolas?
Tudo bem, nem todo mundo é extremamente controlado ao ponto de planejar a compra de até mesmo um pacote de balas como certas musas das finanças por ai (entenda-se Nath Arcuri rs); mas se você simplesmente tem rompantes que te levam a comprar coisas que você não precisa, em momentos em que seu emocional esta, de alguma forma, abalado, você pode ser uma pessoa com uma compulsão por compras.
*Compulsão: imposição interna irresistível que leva o indivíduo a realizar determinado ato ou a comportar-se de determinada maneira. (tio Google).
''Preocupação excessiva, perda de controle sobre o ato de comprar; aumento progressivo do volume de compras; tentativas frustradas de reduzir ou controlar as compras; comprar para lidar com angústias ou outra emoção negativa; mentiras para encobrir o descontrole com compras; prejuízos nos âmbitos social, profissional e familiar; problemas financeiros causados por compras. Essas são as principais características de indivíduos que apresentam o transtorno de compra compulsiva – a chamada oniomania, palavra derivada dos termos gregosoné (a compra, a aquisição) emanía (a insânia, a fúria). '' (Tatiana Filomensky)
Existem vários tipos de compulsão, e todas elas possuem algum fundo emocional. Uma pessoa que possui Transtorno de Ansiedade, pode ser impulsiva e perder o controle em situações de crise, comprando para ''acalmar-se''; da mesma forma, uma pessoa depressiva poderá comprar para preencher o vazio que sente, só que todos sabemos que isso não funciona.
É por isso que muitas vezes, você pode ter visto e revisto videos sobre finanças pessoais, ter lido livros sobre como cuidar do seu dinheiro e mesmo assim continuar gastando sem freios. A compulsão não se cura com conhecimento, apenas. É preciso ir além, investir em terapia, tratar as questões que te levam a gastar, já que a mesma, é considerada uma doença da mente.

Por isso, antes de falarmos sobre como cuidar do seu dinheiro, precisamos falar sobre cuidar da mente.
Qualquer questão tratada aqui no Blog, antes de ser estudada e discutida, precisa ser avaliada no âmbito mental. Para se ter amor próprio e autoestima é preciso ter a mente sã, para ter um desenvolvimento pessoal satisfatório, é preciso trabalhar com a área das emoções, até mesmo para conseguir se inspirar com os grandes feitos das mulheres que inspiram ou com as dicas que dou, você precisa cuidar do terreno dos sentimentos. Então, se você acha que sua satisfação por comprar vai além de mero afago no ego consumista, procure ajuda. Esse sempre vai ser o ato mais corajoso que uma pessoa pode ter para cuidar de si mesma.
Não tenha vergonha de se amar. Se preciso, me mande uma mensagem, terei enorme prazer em ajudá-la a encontrar um profissional que a ajude a trabalhar os seus monstrinhos compradores, e ser amiga deles, ou até mesmo, mandá-los morar em outra vizinhança.
Vamos juntas! <3

Comments